Quando o juiz concede uma indenização por danos morais?



Quando o juiz concede uma indenização por danos morais?

Você já foi ofendida por algum funcionário? Saiba o que fazer quando isto acontecer





Conteúdo SOU MAIS EU!



Qualquer pessoa corre o risco de ser mal atendida. Mas isso não é o suficiente para que ela receba uma indenização na Justiça. "Esse procedimento só ocorre quando há dano moral, que é uma ofensa à honra da pessoa", explica a advogada Velci Vieira, de Santa Catarina.
Para provar a existência de casos como esse na Justiça, é preciso ter testemunhas, gravações e outros documentos. Se você acha que foi ofendida, procure um Juizado Especial de Pequenas Causas. Essa modalidade da Justiça brasileira foi criada em 1995 para resolver casos simples, como brigas entre vizinhos e outras ações que geram processos por danos morais. Asindenizações para casos como esses chegam a 20 salários mínimos (cerca de R$ 11 mil). Todo fórum possui um desses juizados.
Para entrar com uma ação é preciso prestar uma queixa. Nesses casos, não é necessário contratar um advogado. A queixa será encaminhada pelos funcionários do juizado a um conciliador, que tentará mediar um acordo entre as partes sem a presença do juiz. Esse conciliador geralmente é um advogado, estudante de direito ou qualquer pessoa com conhecimentos jurídicos. Caso as partes continuem em conflito, é marcada uma audiência em que o juiz decide quem tem razão. Após a sentença, qualquer um dos envolvidos no processo pode recorrer a instâncias mais altas, como o Tribunal de Justiça.
 

4 comentários:

  1. Ótimo parabéns continui dando estes esclarecimentos muito bom.
    Muitos de nosso povo não se liga em informações,o que deixa vuneravel, até mesmo a perder dinheiro.

    ResponderExcluir
  2. Gostei de saber,informação é tudo!!!Parabéns pela postagem.bjo

    ResponderExcluir